quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Booking Through Thursday - Discutir

   Gostas de falar sobre o que lês? Tens alguém para falar sobre isso? 
André: Por acaso gosto imenso de falar não só sobre o que estou a ler na altura como de outros livros, quer já tenha lido ou não, para aumentar os horizontes da leitura. Tenho algumas pessoas com quem posso falar sobre livros, a minha namorada, amigos de faculdade entre tanta outra gente.

   E vocês seguidores, também gostam de discutir sobre leitura?

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Booking Through Thursday - Sniffle

   Algum tempo atrás, entrevistei os meus leitores para variar e a minha questão final era, "Que pergunta é que NÃO FIZ no BTT que gostarias que eu perguntasse?" obtive grandes respostas e vou colocar algumas de tempos a tempos para vos perguntar, como agora o Jamie perguntou:
   "Qual foi a leitura mais emocional que tiveste?"

   André: Para mim foi sem dúvida alguma o livro Marley & Eu foi simplesmente brutal e emocionante, identifiquei-me com o livro claro, e no fim estava a chorar baba e ranho. Ahahahah

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Os Escolhidos - Ricardo Pinto

   "Este lançamento assinala um momento de excepção no panorama da produção recente de obras do género fantástico, a nível internacional. Da autoria de um português radicado na Escócia, que rapidamente começou a dar que falar, é o primeiro volume de uma saga magistral composta por três títulos. Ricardo Pinto, o autor, é filho de emigrantes e vive desde os 6 anos nas Ilhas Britânicas. Apaixonado de longa data pela História, enveredou depois pela concepção de jogos de computador.
   Estas duas vertentes inspiraram-no a usar a escrita como meio de expressão com um potencial criativo que realça o seu talento gráfico. Graças a uma inusitada capacidade para fascinar, Ricardo Pinto prende-nos quase hipnoticamente à leitura, descrevendo com infalível minúcia os ambientes, as paisagens e a sociedade complexamente hierarquizada onde decorre a acção, num mundo que situa há milhares de anos no tempo.
   A Comunidade das Três Terras é governada por um Imperador-Deus, um Mestre pertencente à casta superior, cujos membros têm a numinosa aparência dos seres divinos. Os seus rostos são ocultados por máscaras preciosas e não podem ser vistos pelos membros das castas inferiores.
   Neste primeiro volume, Carnelian e seu pai, o Mestre Suth, que regressam de um prolongado exílio para participarem na eleição do novo Imperador-Deus, empreendem uma atribulada viagem através de um mar gélido e tempestuoso até Osrakum. O jovem Carnelian, que cresceu rodeado de clemente carinho e longe da rigidez dos rituais da Lei, aprenderá lições cruéis sobre o poder e a intriga, conhecerá violências atrozes, mas descobrirá a magia e os riscos da paixão. Com ele e Suth, atingiremos o coração da Comunidade das Três Terras, onde a cratera de um vulcão esconde um verdadeiro paraíso terreno. OS ESCOLHIDOS é o primeiro romance de Ricardo Pinto."

   Boas pessoal...
   Bem antes de mais deixem-me pedir desculpas pela demora que este livro teve em chegar aqui ao blog, isso deveu-se tanto à qualidade do livro como ao meu tempo disponível.
   Mas quanto ao livro, é o primeiro duma trilogia como diz a sinopse, e esperemos que dos três este seja o pior.
   A obra deveria ser muito gira e imagino que do início ao fim seja bastante atractiva, se não fossem duas coisas. A primeira delas é o excesso de pormenores e descrições, por vezes alguns destes são bem-vindos, mas a maior parte deles aqui foi excessivo tornando a leitura aborrecida e lenta.
   O segundo defeito da escrita do autor foi a não explicação das coisas, um problema como nos livros de Anne Bishop, no entanto este deixou mesmo a explicação de lado, o mundo deste livro é bastante complexo, cheio de hierarquias, regras, leis, casas e coisas desse género que o leitor não consegue encaixar todas nos devidos lugares enquanto lê, ou seja o leitor é deixado um pouco à deriva na leitura, perdendo de certeza vários pontos fulcrais da história.
   Lá para o fim da história, digamos as últimas 100 páginas é que o livro tornou-se bastante interessante com acção, romance e suspanse, no entanto no meio das 564 páginas, apenas 100 são boas é um pouco mau.
   Já me disseram que o segundo livro da trilogia é muito melhor que o primeiro, esperemos que sim, vai ser a minha segunda tentativa para este autor, esperemos que seja melhor.
   Se mesmo assim quiserem comprar o livro: Wook
   Boa Leitura... ;)

3,5/10

André

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Booking Through Thursday - Ramificar

   Algum tempo atrás, entrevistei os meus leitores para variar e a minha questão final era, "Que pergunta é que NÃO FIZ no BTT que gostarias que eu perguntasse?" obtive grandes respostas e vou colocar algumas de tempos a tempos para vos perguntar, como agora duas perguntas acerca de géneros que deveriam vir juntas:
   A Amy pergunta:
   " Diz o nome dum livro que gostaste e que normalmente não leias esse género. O que é que te fez lê-lo? Quiseste ler mais desses géneros?"
   A Bookish Sarah pergunta também:
   "Que género é que evitas ler e porquê?"

   André: Normalmente não leio muito romances históricos acho um pouco secante demais. E nem sei bem se este se enquadra nessa prateleira, mas o livro A Vida num Sopro foi um livro que gostei apesar de não gostar do género.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Booking Through Thursday - Escolher

   Algum tempo atrás, entrevistei os meus leitores para variar e a minha questão final era, "Que pergunta é que NÃO FIZ no BTT que gostarias que eu perguntasse?" obtive grandes respostas e vou colocar algumas de tempos a tempos para vos perguntar, como agora duas perguntas acerca da selecção de livros que deveriam vir juntas:
   O Pooch pergunta:
   "No geral, qual é o factor que mais decide a tua próxima leitura?"
   O sefcug pergunta:
   "O que é que faz com que queiras ler um livro de um autor que nunca leste?"

   André: Bem para mim não há muitos critérios de escolha de livros se gostar duma capa e se ela me interessar leio o livro, o mesmo acontece com a sinopse e com críticas que vejo na net desse livro. Quanto ao que me leva a ler um livro dum novo autor é querer sempre novas experiências e emoções que talvez esses autores novos para mim me possam dar.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Herdeira das Sombras - Anne Bishop

   "Há setecentos anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões.
   Jaenelle chegou para ocupar o seu lugar, mas mesmo a protecção dos Senhores da Guerra não impediu que os seus inimigos lhe provocassem um terrível mal. Agora é necessário protegê-la até às últimas consequências. Mas será que ainda é possível recuperar Jaenelle?
   Há, no Reino, três homens dispostos a dar a sua vida pela Rainha prometida. Mas as atrocidades cometidas mostram que há quem esteja disposto a tudo para controlar ou destruir Jaenelle. Para todo o sempre."

    Boas pessoal!!
   Aqui estou com um seguimento muito bom de uma autora fantástica de Dark Fantasy. O segundo livro da trilogia das Jóias Negras é melhor do que o primeiro livro, e isto porque...
   O leitor sabendo já como é o mundo e as regras deste universo de Anne Bishop entende desde o início a escrita e o que se passa a toda a volta das personagens. Não é como o primeiro livro em que só para aí umas cem ou duzentas páginas depois é que se apercebiamos do que se passava.
   Outra coisa boa foi o desenvolvimento da história, está verdadeiramente espectacular e aliciante, faz querer ler mais e mais e mais... Estou desejoso de ler o terceiro e último capítulo desta trilogia maravilhosa.
   É um livro que aconselho vivamente a lerem é brutal, se quiserem saber mais sobre a colecção sigam o link: Crítica - Filha do Sangue
   Para comprar o livro: Wook
   Boa Leitura... ;)
8/10

André

Booking Through Thursday - Ler

   Algum tempo atrás, entrevistei os meus leitores para variar e a minha questão final era, "Que pergunta é que NÃO FIZ no BTT que gostarias que eu perguntasse?" obtive grandes respostas e vou colocar algumas de tempos a tempos para vos perguntar, como agora duas perguntas acerca dos hábitos de leitura que deveriam vir juntas:
   A GigiAnn pergunta:
   "Tens alguma época favorita do ano em que lês mais? (por exemplo em tempestades, nevões, tempo quente e solarengo)"
   A Lisa pergunta:
   "Qual é o teu lugar favorito para ler? Na praia? Dentro ou fora de casa?"

   André: Bem quanto à primeira pergunta eu tendo a ler mais no verão, mas não por causa do tempo, mas sim porque estou de férias logo não tenho mais coisas que me ocupem o tempo. Quanto à segunda pergunta prefiro ler definitivamente em casa na minha cama ou num sofázinho...