terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O Medo do Homem Sábio - Parte 2 - Patrick Rothfuss

   "Agora em O Medo do Homem Sábio, Dia Dois das Crónicas do Regicida, uma rivalidade crescente com um membro da nobreza força Kvothe a deixar a Universidade e a procurar a fortuna longe. À deriva, sem um tostão e sozinho, viaja par Vintas, onde, rapidamente, se vê enredado nas intrigas políticas da corte. Enquanto tenta cair nas boas graças de um poderoso Nobre, Kvothe descobre uma tentativa de assassínio, entra em confronto com um Arcanista rival e lidera um grupo de mercenários, nas terras selvagens, para tentar descobrir quem ou o quê está a eliminar os viajantes na estrada do Rei.
   Ao mesmo tempo, Kvothe procura respostas, na tentativa de descobrir a verdade sobre os misteriosos Amyr, os Chandrian e a morte da sua família. Ao longo do caminho Kvothe é levado a julgamento pelos lendários mercenários Adem, é forçado a defender a honra dos Edema Ruh e viaja até ao reino de Fae. Lá encontra Felurian, a mulher fae a que nenhum homem consegue resistir, e a quem nenhum homem sobreviveu… até aparecer Kvothe."

   Boas pessoal...
   Mais uma vez aqui estou para vos apresentar outro livro excelente. O terceiro livro (em Portugal, porque no estrangeiro é a segunda metade do segundo livro) das Crónicas do Regicida, intitulado O Medo do Homem Sábio - Parte 2.
   Como já tinha referido na crítica à Parte 1 do livro, a sinopse é a mesma, ou seja a sinopse refere acontecimentos quer do primeiro livro quer do segundo, por isso aconselho só a ler a sinopse quando estiverem no segundo livro.
   Neste livro as aventuras de Kvothe continuam na sua grande e completa narrativa. É um modo de escrita diferente mas extraordinariamente bom. Parece como alguém a contar-nos uma história e que lentamente sem nos apercebermos entramos naquele mundo fantástico.
   A construção da reputação deste herói é feita ao longo de todos os livros, todas as aventuras e sítios por onde esteve são-nos descritos duma forma muito boa.
   Aconselho vivamente a lerem esta colecção, é uma das minhas preferidas. Se quiserem saber mais sobre os livros anteriores, sigam o link: Crítica - O Medo do Homem Sábio - Parte 1
   Para terem esta obra prima o que aconselho vivamente comprem aqui: Wook

   Boa Leitura... ;)
10/10

André

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Booking Through Thursday - Ficção Criada por Fãs

   Algum tempo atrás, entrevistei os meus leitores para variar e a minha questão final era, "Que pergunta é que NÃO FIZ no BTT que gostarias que eu perguntasse?" obtive grandes respostas e vou colocar algumas de tempos a tempos para vos perguntar, como agora a Pepca perguntou:
   Alguma vez escreveste "Fic's"/fan-fiction? Se sim, porquê e para que livros? Se não, gostarias de o fazer e a quais livros? Falando no assunto alguma vez LESTE fan-fiction?

   André: Bem, nunca escrevi nem li fan-fiction, apesar de gostar de ler de tudo um pouco, se calhar é outro género de escrita que gostaria, tenho de ver se consigo arranjar algo assim para ler, para depois poder comentar e criticar aqui no blog.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco

   "Simão Botelho e Teresa de Albuquerque pertencem a famílias distintas, que se odeiam. Moradores de casas vizinhas, acabam por se apaixonar.
   Ambas as famílias fazem tudo para combater a relação. O pai de Teresa, após tentativas de a casar com um primo, acaba por interná-la num convento. Simão, depois de uma luta, aloja-se na casa de um ferreiro, devedor de favores ao seu pai. A filha do ferreiro, Mariana, apaixonou-se também por Simão. Teresa e Simão mantêm contacto por carta. Este, numa tentativa de resgatá-la Teresa do convento, acaba por balear o primo de Teresa, Baltasar, e é condenado à forca. Mais tarde, as influências de seu pai, antigo corregedor, irão mudar a pena para dez anos de degredo na Índia. O momento da partido trará o trágico desfecho desta história de amor."

   Boas leitores...
   Surpreendentemente acabei este livro mais tarde do que esperaria, devido a certos contratempos, mas enfim, o certo é que o acabei.
   Aqui temos um livro já um pouco antigo de 1862, que tem vindo a ser reeditado várias vezes, de um autor português, Camilo Castelo Branco.
   Este livro, o mais famoso do autor, é uma espécie de romance ao estilo de Romeu e Julieta, dois apaixonados, famílias que os impedem se estar juntos, mortes, etc. (se nem quiserem ter spoiler's não leiam a sinopse)
   Todo o livro é um pouco lento e maçador, pois o autor parece divagar demasiado em certos capítulos a não ser o fim em que toda a escrita está linda e todo o sentimento que paira por todas as personagens transborda para fora do livro até ao leitor.
   No entanto é um bom livro português que aconselho a ler se não tiverem nenhuma leitura urgente, para aqueles que gostarem de romantismo.

   Boa Leitura... ;)
6,5/10

André

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Booking Through Thursday - Apenas Cinco

   Algum tempo atrás, entrevistei os meus leitores para variar e a minha questão final era, "Que pergunta é que NÃO FIZ no BTT que gostarias que eu perguntasse?" obtive grandes respostas e vou colocar algumas de tempos a tempos para vos perguntar, como agora a shelovestoread perguntou:
   Se tivesses de escolher apenas cinco livros para ler para sempre quais seriam e porquê? 

   André: Bem de certeza que escolheria a colecção do Ciclo da Herança, ou seja o Eragon, o Eldest, o Brisingr e o Herança, todos de Christopher Paolini. Escolheria também o Nómada de Stephenie Meyer por achar que estes livros marcaram-me mesmo muito, e sempre que os leio novamente aprendo coisas novas.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Conspiração 365 - Dezembro - Gabrielle Lord

   "É Dezembro, o último mês da mortífera contagem decrescente de 365 dias. Cal precisa desesperadamente de chegar à Irlanda - onde espera que todas as pistas encaixem no seu devido lugar - mas, com a segurança do aeroporto em alerta máximo, sair do país parece impossível.
   Será que Cal vai realmente descobrir o que aconteceu ao seu pai? Conseguirá ele alcançar a Singularidade de Ormond antes do bater da meia-noite? Só o tempo o dirá... Uma coisa é certa: algumas vidas serão subtraídas nesta luta decisiva, e Cal faz de tudo para não ter esse fim!
   O relógio não pára... Cada segundo pode ser o último...
   Uma aventura de cortar a respiração!"

   Boas pessoal...
   Parece que este mês o blog está em cheio com leituras vamos a dia 6 de Fevereiro e as críticas não param de chegar. Desta vez o último livro da colecção que já ando a ler há um ano (ou quase isso) chamada Conspiração 365. O livro correspondente ao mês de Dezembro chegou ao blog, dois meses depois de ele sair mas pronto.
   Começando pelos pormenores visíveis é o livro maior da colecção, tendo à volta de 250 páginas, os outros não chegavam nunca às 200. De resto é o fim de toda a perseguição de um ano e de todos os desastres que ocorreram ao jovem Cal.
   Tal como previra, o que aconteceu foi que nas últimas páginas as informações essenciais para desvendar-se o principal bandido foram em cadatupa, não dando ao leitor oportunidade de assimilar tudo, isto deveu-se ao facto do autor não dar esse tipo de informações ao longo da colecção em vez do último livro.
   Quanto ao fim em si, é o que toda a gente espera, embora pareça que o fim foi corrido a menos de vinte páginas tornando-o num ápice desolador. O mesmo diz-se do epílogo que deveria ter sido um pouco prolongado dando a entender mais coisas da vida de Cal depois dos desastres do ano.
   Também há pontos positivos como o verdadeiro bandido de toda a história que foi mantido escondido até ao final e o que é que a Singularidade de Ormond significava, o que dão alguns pontinhos à obra.
   Depois de toda esta colecção digo-vos que daria em geral uma pontuação de 6 ou 6,5 à colecção em geral, dando-vos a oportunidade de escolherem se querem lê-la ou não.
   Se quiserem saber dos outros livros desta colecção sigam o link: Crítica - Conspiração 365 - Novembro
   Aproveitem e comprem o último livro desta saga: Wook

   Boa Leitura... ;)
6,5/10

André

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Conspiração 365 - Novembro - Gabrielle Lord

   "A data-limite de 31 de Dezembro aproxima-se a passos largos, e os inimigos de Cal acercam-se de todos os lados. Até o famoso Corta-Dedos Durham emerge do submundo para se juntar à caçada.
   Com tantas questões prestes a serem resolvidas - conhecer Eric Blair, descobrir a verdade sobre o rapto dos gémeos -, é crucial que Cal se esquive do perigo e se mantenha vivo. Mas será que vai estar tão preocupado em proteger-se que não vai conseguir salvar um amigo?
   O relógio não pára... Cada segundo pode ser o último...
   Uma aventura de cortar a respiração!"

   Boas legião de intrépidos leitores...
   Aqui estou eu para dar-vos mais uma crítica da colecção enorme denominada Conspiração 365 e agora estamos mesmo na recta final, estamos no penúltimo volume, o correspondente ao mês de Novembro.
   Este foi mais um daqueles que a sua leitura não me entusiasmou muito, é outra daquelas obras desta colecção que, para mim, só serviu para empatar, embora eu não achasse possível isso, estando nós na recta final.
   Acontece que nesta obra não há nada surpreendente, o livro foi pautado por revelações de coisas que já se soubera, livros ou meses antes pelas pistas que davam, ou seja tornou a leitura um pouco monótona.
   Por outro lado, tenho que confessar que houve dois momentos mais exaltados e com mais emoção, lá para o fim do livro, um deles previsível, o outro já não tanto.
   De resto não há muito mais a notar, a história continua tal como o tempo e agora resta-me esperar que o último livro desta colecção seja bem melhor que este, para dar um final com melhor resultado que alguns destes livros.
   Para saberem mais desta colecção ou de algum destes livros basta seguirem o seguinte link: Crítica - Conspiração 365 - Outubro
   O link pa comprarem este livro é este: Wook

   Boa Leitura... ;)
5,5/10

André

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Herança - Christopher Paolini

   "Há pouco tempo atrás, Eragon - Aniquilador de Espectros, Cavaleiro de Dragão - não era mais que um pobre rapaz fazendeiro, e o seu dragão, Safira, era apenas uma pedra azul na floresta. Agora o destino de toda uma sociedade pesa sobre os seus ombros.
   Longos meses de treinos e batalhas trouxeram esperança e vitórias, bem como perdas de partir o coração.
   Ainda assim, a derradeira batalha aguarda-os, onde terão de confrontar Galbatorix. E, quando o fizerem, têm de ser suficientemente fortes para o derrotar. São os únicos que o podem conseguir. Não existem segundas tentativas.
   O Cavaleiro e o seu Dragão chegaram até onde ninguém acreditava ser possível. Mas serão capazes de vencer o rei tirano e restaurar a justiça em Alagaësia? Se sim, a que custo?
   Este é o final da Saga da Herança, muito aguardado em todo o mundo por uma legião de fãs ansiosos"

   Boas leitores
   Finalmente aqui estou eu para vos dar a crítica do derradeiro livro que esperavam e que eu já vinha a falar há muito, o último livro do Ciclo da Herança e o livro com melhor desempenho deles todos, apesar de eu julgar que isso não era possível.
   Comecemos pelas coisas pequenas como a escrita, entre os três livros do autor e este houve uma melhoria e um amadurecimento da escrita, parecia mais real e mais frontal, como tal, também a história se modificou mas tudo em bons sentidos.
   Coisas que não esperava aconteceram, lágrimas de felicidade como lágrimas de tristeza vieram-me aos olhos ao ler certas partes do livro, acredito que quem gostou desta colecção vai delirar com este último livro gritando urras quando chegar a certas partes e gritando "porquês" quando chegar a outras, mas como nem tudo na vida acaba bem, temos de aprender a lidar com isso.
   Deixem-me dizer-vos que esta foi a primeira colecção que tive quando era criança (possivelmente já vos disse isso) e esta foi uma das melhores experiências de leitura que fui tendo à medida que fui crescendo, sendo para mim uma das melhores colecções, se pudesse colocaria 11 na pontuação, mas como a escala só vai até ao 10, deixo-o por aí, por isto tudo aconselho-a a toda a gente, do fundo do meu coração, acredito que muitos gostarão de ler esta história emocionante.
   Para saberem mais dos outros livros desta colecção sigam o link: Crítica - Brisingr
   Se quiserem comprar o fim desta brilhante saga: Wook

   Boa Leitura... ;)
10/10

André