segunda-feira, 25 de abril de 2011
“Denunciando a injustiça da repressão e das perseguições políticas levadas a cabo pelo Estado Novo, a peça Felizmente Há Luar!, publicada em 1961, no mesmo ano de Angústia para o Jantar, esteve proibida pela censura durante muitos anos. Só em 1978 foi pela primeira vez levada à cena, no Teatro Nacional, numa encenação do próprio Sttau Monteiro.
Eu sou um homem de teatro concreto, real, de palco. Para mim, o teatro surge quando está no palco, quando estabelece uma relação social, concreta, num povo e num grupo. O livro meramente, ou o texto, tem para mim muito pouco significado, apesar de eu ser um autor teatral. (...) Se vocês são o teatro do futuro, eu sou o do passado. Eu sou um homem para quem só conta o espectáculo.
Estas são palavras proferidas por Luís de Sttau Monteiro, publicadas em Le théatre sous la contrainte, Actas do Colóquio Internacional realizado em Aix-en-Provence, de 4 a 5 de Dezembro de 1985, publicadas pela Universidade de Provence, em 1988.
É com esta citação que o Professor José Oliveira Barata, autor de Para Compreender Felizmente Há Luar!, estudo publicado também por Areal Editores, ilustra o facto de o texto dramático constituir apenas o primeiro passo para fomentar, em quem ensina e em quem aprende, o gosto pelo Teatro, entendido como expressão cultural socialmente condividida.”
Boas pessoal...
Este livro não estava na mesa de cabeceira até que eu tive de lê-lo e analisá-lo para a escola, por isso aproveitei e pu-lo aqui.
Então, este livro é feito para teatro, adorei o esquema de leitura, com as várias formas de didascálias de lado a dar várias “dicas” sobre o que se estava a passar.
Em relação à história em si, achei-a um pouco resumida de mais, a acontecer tudo de repente, talvez isso se deva ao facto de ser feito para teatro e eles não terem muito tempo. Mas, mesmo assim os dois actos que o livro tem têm uma data de simbolismos e representações da sociedade da altura.
Apesar disto tudo, aposto que se este livro não fosse para a escola, eu nunca o teria lido, tal como muitos outros. Se quiserem comprar o livro comprem-no aqui: Wook
Boa Leitura... ;)
5,5/10
André
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Publicada por
André Alves
à(s)
23:54
Etiquetas:
Círculo de Leitores,
Páginas Desfolhadas
1 comentários
Mary Grace Winters sabia que a única forma de ela e o filho escaparem ao marido, um agente da polícia, que os maltratava, era a simulação das suas mortes. Agora, tudo o que resta da sua antiga vida jaz no fundo do lago... Com uma nova identidade, numa nova cidade, encontraram um refúgio a centenas de quilómetros de distância. Quase se esqueceu do pesadelo vivido há nove anos. Até resolveu tentar a sua sorte ao amor com Max Hunter, um homem que também carrega as suas próprias feridas. Contudo, o marido descobre-os e, pouco a pouco, o perigo aproxima-se e ameaça tudo e todos.”
Boas pessoal...
Eu sei demorei um bocado demais a ler o livro mas já sabem, viagem de finalistas e tudo, enfim...
Primeiro, tem um título bastante apelativo, fiquei interessado no livro logo pelo título e pela capa, bastante bem desenhada.
Em relação ao enredo em si, bem eu já li outros policiais de Karen Rose e tenho a dizer que os policiais têm um grande problema, são basicamente iguais, têm todos o mesmo plano de fundo, mauzão, rapariga, rapaz bonzão, um amor e um final feliz, fim.
As personagens estão boas, e isso deve-se em parte ao facto de Karen Rose ter pedido a opinião a várias raparigas que sofreram realmente violência doméstica, o que acho muito bom.
De resto não tenho muito mais a dizer, é um livro razoável, semelhante a muitos outros da mesma autora.
Boa Leitura ;)
6/10
André
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Que fez promessa de levantar
Um convento em Mafra.
Era uma vez a gente
Que construiu esse convento.
Era uma vez um soldado
Maneta e uma mulher
Que tinha poderes.
Era uma vez um padre
Que queria voar e morreu doido.
Era uma vez."
Boas pessoal.
Consegui ultrapassar-me a mim mesmo e ler este livro em pouco menos de duas semanas, fazer apontamentos e tudo.
Este foi o segundo livro de José Saramago que li, e até agora preferi o primeiro Caím em vez deste. Talvez por este ter de ser para a escola e, impressionantemente, só escolhem livros chatos.
Como mostra a sinopse, um pouco curta mas explícita, isto fala da construção do Convento de Mafra e da vida de certas pessoas nessa altura.
A concepção das personagens está um pouco original, mas também já é da forma de escrita de Saramago que torna as personagens mais verdadeiras do que realmente são.
E a mais famosa característica de Saramago e também a que menos graça acho que é a forma de escrita bastante esquisita, voltou a surpreender-me, principalmente quando via parágrafos de 4 páginas seguidas.
Enfim, se não fosse obrigatório para a escola este não seria um livro escolhido por mim para ler. Se quiserem comprar o livro o melhor sítio é aqui: Wook
Agora vou começar um livro de Karen Rose, já li 5 da mesma autora, vou levar o livro para Andorra para lê-lo.
Boa Leitura... ;)
3,5/10
André
domingo, 27 de março de 2011
"Este romance extraordinário e inesquecível conta a história de Max, um herói invulgar que é lançado pelo destino numa viagem à descoberta do segredo por detrás da antiga profecia Maia sobre o final dos tempos - previsto para 21 de Dezembro de 2012.Através de várias aventuras espectaculares em Jerusalém, Atenas, Londres, Índia, Istambul, China, Japão e México, vai sendo revelado aos leitores como Max e Os Doze cumprem a missão que o destino lhes reserva: descobrir o verdadeiro sentido da misteriosa data de 21 de Dezembro de 2012.
Estará a antiga profecia Maia correcta? Estará de facto mais próximo o fim do mundo tal como o conhecemos? Ou haverá um sentido oculto, mais profundo e misterioso, para esta profecia arcana?
Combinando elementos do thriller, do romance iniciático e da literatura esotérica, Os Doze é um dos livros mais invulgares e cativantesdos últimos tempos."
Boas Pessoal.
Mais um livro lido e deixem-me que vos diga, este não me cativou assim tanto como a sinopse prometia.
Pelo que a sinopse dá a entender parece um verdadeiro policial misturado com ficção científica, no fim não passa do relato da vida de um rapaz que sofre uma data de coincidências na vida.
Que o livro têm ficção tem, mas é nas coincidências que acontecem, está bem que o sentido é dar mesmo a entender que foi o destino a conduzir aquilo, mas não dava lá muito essa sensação.
Não foi um livro que me surpreendeu, e tinha uma temática surpreendente, o fim do mundo, o calendário Maia, mas não nesta vertente. Enfim, não é um dos melhores de certeza. Se quiserem comprar o livro sigam o link: Wook
Agora vou demorar a ler o próximo livro e vocês vão entender porquê quando virem a capa. :P
Boa Leitura... ;)
3/10
André
quinta-feira, 24 de março de 2011
Está na hora, Stefan, pensou Elena. E, com enorme delicadeza, atraiu de novo a boca dele para baixo, dessa vez para a sua garganta.
Na Itália renascentista, os irmãos Stefan e Damon Salvatore enfrentam-se pelo amor de uma jovem. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo por Elena Gilbert, uma das suas colegas do liceu, que desconhece a sua verdadeira identidade.
Stefan Salvatore, o novo aluno de Fell's Church, arrasta com ele um passado misterioso, e também alguém que apenas deseja vingança, o seu irmão Damon: são mais do que irmãos de sangue e o seu ódio ultrapassa as barreiras do tempo... Agora procuram reproduzir um mortífero triângulo amoroso que tem no centro Elena, a jovem mais popular do liceu."
Boas pessoal.
Foi este o tal livro oferecido pelo Bruno, lol, aqui vai a crítica dele.
Este livro é o primeiro duma colecção chamada Crónicas Vampíricas, são cinco volumes, acho eu. Não tenho lá muito a dizer deste livro tirando que achei um pouco, ou bastante, parecido com outra colecção mais famosa, a colecção Luz & Escuridão, mais commumente chamada da saga do Crepúsculo. Acho que há várias parecenças na história, por vezes pensei até estar a ler este último em vez do primeiro volume de
uma nova colecção.
Mas tirando essas partes posso até dizer que houve uma parte que o livro me surpreendeu, e como eu não dou spoilers não vos digo qual.
Terei de ver se a série melhora conforme os volumes. Se quiserem comprar o livro: Wook
Entretanto vem aí outro livro (e preparem-se porque o Memorial do Convento está prestes a vir).
Boa Leitura
5/10
André
segunda-feira, 21 de março de 2011
Publicada por
André Alves
à(s)
21:37
Etiquetas:
Editorial Presença,
Páginas Desfolhadas
0
comentários
"Desde o início dos tempos que os nefilins, a raça que descende de anjos e humanos, procuram dominar a humanidade semeando o medo, provocando guerras e infiltrando-se nas mais poderosas e influentes famílias da história. Apenas a sociedade secreta de angelologistas, com os seus conhecimentos ancestrais, tem conseguido detê-los. Agora, a Irmã Evangeline do Convento de Santa Rosa, no estado de Nova Iorque, está prestes a juntar-se a eles. Quando recebe uma misteriosa carta que a obriga a mergulhar nos arquivos da instituição e a descobrir factos até então ocultos, torna-se claro que o seu destino estava há muito traçado. Mas, à medida que os nefilins ganham terreno, conseguirá ela resistir ao seu imenso poder e evitar o apocalipse? Uma narrativa vigorosa, complexa e inteligente que funde elementos bíblicos, míticos e históricos e envolve o leitor da primeira à última página."Boas leitores ávidos...
Recebi este livro no Natal e, no entanto, só o li agora, com tantos livros para ler (tenho 17 livros em espera).
Não me desiludi nada deste livro. Tem uma boa narrativa, que vai-nos prendendo cada vez mais, principalmente nas últimas páginas. Ao início não prestei muita atenção a este livro, quer dizer tirando algumas coisas que ia achando interessantes, mas o fim foi uma completa reviravolta para mim.
Acho que este foi inclusivé um dos únicos livros que senti compaixão pelos supostos "maus da fita". Senti pena quando as coisas não corriam bem para eles. Foi um sentimento novo neste livro.
O livro dá-nos ainda uma pequena entrada no mundo da angelologia e do mundo dos anjos que hoje existe muito na forma de "anjos-da-guarda" e coisas desse género. É um livro a ler. Se quiserem comprá-lo: Wook
O meu próximo livro vai ser um oferecido pelo próprio Bruno... xD (Ele ainda está vivo e a ler, embora devagar :P)
Boa Leitura... ;)
8/10
André
segunda-feira, 14 de março de 2011
Publicada por
André Alves
à(s)
21:24
Etiquetas:
Páginas Desfolhadas,
Publicações Europa-América
0
comentários
"Eis que chegámos à terceira parte de O Senhor dos Anéis. Assistimos na primeira parte, à descoberta do poder do anel detido por Frodo, o hobbit, como Um Anel que dominava todos os Anéis do Poder. Perseguidos pelo Cavaleiro Negro de Mordor, Frodo e os companheiros passam inumeráveis peripécias na tentativa de salvarem, a todo o custo, o anel e até decidirem separar-se.
Na segunda parte, As Duas Torres, são-nos descritas as aventuras de cada um dos membros do grupo depois de se terem separado. Surgem os Cavaleiros de Rohan, comandados por Éomer, que cercam os orcs e os destroem. Frodo, que desaparecera, regressa entretanto, mas, depois de grandes aventuras é picado por Shelob, monstruosa guardiã de um desfiladeiro por onde ele pretendia passar, acompanhado de Samwise. Frodo jaz adormecido e o seu corpo é levado pelos orcs.
Esta terceira parte, O Regresso do Rei, trata das estratégias opostas de Gandalf e Sauron, até ao fim da grande escuridão, que concluirá esta fantástica viagem pelo estranho mundo criado pela vivíssima imaginação de Tolkien."
Boas Pessoal!
Antes de mais, desculpem a demora, não têm sido os melhores tempos para ler.
Começando, o último livro d'O Senhor dos Anéis, é este e também como os outros dois é apresentado por dois volumes, cada um com perspectivas diferentes da história, dum lado a perspectiva "aventureira e bélica" de Aragorn e Gandalf, do outro a perspectiva "aventureira e misteriosa" de Frodo e Sam.
Desta vez preferi o segundo volume referido ao primeiro, houve coisas no primeiro volume que me soaram "despachadas" sem explicação assim profundo como de costume. Já o segundo foi mais bem descrito e explicado.Gostei muito de uma coisa: os últimos capítulos do livro mostram o que aconteceu no futuro e que só por terem derrotado "o mau da fita" não significa que o mal tenha acabado. Para aqueles fans mesmo fans, os vários apêndices do livro são mesmo explicativos em relação à linguagem, escrita, datas.
Parece mesmo um mundo com tanta explicação. É verdadeiramente um mundo criado por Tolkien.
Se quiserem ver as críticas dos anteriores: Crítica - As Duas Torres.
Para comprarem o livro: Wook
Boa Leitura
7/10
André
Subscrever:
Mensagens (Atom)


