segunda-feira, 14 de março de 2011
Publicada por
André Alves
à(s)
21:24
Etiquetas:
Páginas Desfolhadas,
Publicações Europa-América
0
comentários
"Eis que chegámos à terceira parte de O Senhor dos Anéis. Assistimos na primeira parte, à descoberta do poder do anel detido por Frodo, o hobbit, como Um Anel que dominava todos os Anéis do Poder. Perseguidos pelo Cavaleiro Negro de Mordor, Frodo e os companheiros passam inumeráveis peripécias na tentativa de salvarem, a todo o custo, o anel e até decidirem separar-se.
Na segunda parte, As Duas Torres, são-nos descritas as aventuras de cada um dos membros do grupo depois de se terem separado. Surgem os Cavaleiros de Rohan, comandados por Éomer, que cercam os orcs e os destroem. Frodo, que desaparecera, regressa entretanto, mas, depois de grandes aventuras é picado por Shelob, monstruosa guardiã de um desfiladeiro por onde ele pretendia passar, acompanhado de Samwise. Frodo jaz adormecido e o seu corpo é levado pelos orcs.
Esta terceira parte, O Regresso do Rei, trata das estratégias opostas de Gandalf e Sauron, até ao fim da grande escuridão, que concluirá esta fantástica viagem pelo estranho mundo criado pela vivíssima imaginação de Tolkien."
Boas Pessoal!
Antes de mais, desculpem a demora, não têm sido os melhores tempos para ler.
Começando, o último livro d'O Senhor dos Anéis, é este e também como os outros dois é apresentado por dois volumes, cada um com perspectivas diferentes da história, dum lado a perspectiva "aventureira e bélica" de Aragorn e Gandalf, do outro a perspectiva "aventureira e misteriosa" de Frodo e Sam.
Desta vez preferi o segundo volume referido ao primeiro, houve coisas no primeiro volume que me soaram "despachadas" sem explicação assim profundo como de costume. Já o segundo foi mais bem descrito e explicado.Gostei muito de uma coisa: os últimos capítulos do livro mostram o que aconteceu no futuro e que só por terem derrotado "o mau da fita" não significa que o mal tenha acabado. Para aqueles fans mesmo fans, os vários apêndices do livro são mesmo explicativos em relação à linguagem, escrita, datas.
Parece mesmo um mundo com tanta explicação. É verdadeiramente um mundo criado por Tolkien.
Se quiserem ver as críticas dos anteriores: Crítica - As Duas Torres.
Para comprarem o livro: Wook
Boa Leitura
7/10
André
domingo, 27 de fevereiro de 2011
Publicada por
André Alves
à(s)
13:41
Etiquetas:
Páginas Desfolhadas,
Publicações Europa-América
0
comentários
"No anterior volume desta trilogia, A Irmandade do Anel, o leitor travou conhecimento com alguns estranhos e simpáticos personagens que povoam o mundo que Tolkien construiu: Frodo, Gandalf, Pippin, Aragorn, Boromir, para citar apenas alguns.
Através deles ficou também a conhecer algumas espécies bizarras a viver em terras imaginárias: oh hobitts, os orcs, os elfos, os anões. E acompanhou certamente todas as peripécias que se passaram à volta do misterioso anel de que Frodo era possuidor. Os perigos por que passaram para subtrair o anel às mãos cobiçosas dos inimigos, os trabalhos em que se viram envolvidos para conseguirem o seu intento culminaram com a fuga e o desaparecimento de Frodo e a dispersão dos seus companheiros.
Esta segunda parte, As Duas Torres, conta o que aconteceu a cada um dos membros da Irmandade do Anel, depois de o grupo se ter desfeito e até ao advento da Grande Escuridão e à eclosão da Guerra do Anel, que será contada na terceira e última parte O Senhor dos Anéis, em que se integram também A Irmandade do Anel e O Regresso do Rei."Boas ávidos leitores...
Eu sei, demorei um belo tempo para ler este livro, mas tenho estado deveras ocupado. Mas aqui estou eu para apresentar a crítica ao segundo livro da grande trilogia de O Senhor dos Anéis.
Este volume é composto por duas partes, o livro III e o livro IV. Tenho uma certa opinião para cada um dos "livros".
O primeiro "livro" foi o que achei mais interessante, é digamos a parte de aventura/guerra/fantástico da história, esta foi a parte que mais me atraíu para a leitura. É nesta parte que o universo e a população de Tolkien mais aparece e acho que é isso o fascinante, quer nos Ents, nos Elfos ou nos sítios como Isengard ou a guerra no Abismo do Elmo. A esta parte eu daria um 8 em 10.
O segundo "livro" era o mais monótono, na minha opinião, também tinha aventura e um pouco de intriga, mas não me apelou muito. Apesar disso a descrição por exemplo de Mordor está bastante boa e as intervenções de Gollum/Sméagol também. A esta parte dou um 7 em 10.
Acho que pesando bem as duas partes deste volume a pontuação será a média deles os dois.
Se quiserem saber mais sobre o primeiro volume d'O Senhor dos Anéis: Crítica - A Irmandade do Anel
Próximo livro vai ser o último desta trilogia. Se quiserem comprar este livro sigam o link: Wook
Boa Leitura... ;)
7,5/10
André
domingo, 13 de fevereiro de 2011
Uma missão perigosa...
Um rasto de sinais mágicos.
Um triângulo amoroso surpreendente...
Uma rapariga aventura-se pelas esquinas proibidas de uma cidade misteriosa e entra no Outro Reino encantado. Porém, conseguirá ela ultrapassar os inconcebíveis testes de bravura, sabedoria e amor verdadeiro?"
Boas pessoal..
Depois de um longo período sem postar nada aqui estou eu, para escrever a crítica a O Segredo de Cibele.
Apesar de este livro enquadrar-se na história do anterior Danças na Floresta este não tem muito haver com o outro, a não ser as personagens basicamente. Mas é certo que se não lessem o primeiro livro vão sentir-se um pouco à deriva.
Vou admitir porque é que demorei tanto a ler este livro, foi exactamente o mesmo problema do anterior, capítulos grandes. Na minha opinião se Juliet Marillier tivesse feito os capítulos um pouco mais pequenos era muito melhor, assim cansa a leitura muito depressa.
Em relação à história/enredo, está mais ou menos, em certas alturas parecia-me um pouco parecido com o Danças na Floresta, mas depois desaparecia essa sensação quando aparecia alguma coisa nova para adicionar à história.
Acho que depois deste não há mais nenhum livro que faça o seguimento, são apenas estes dois livros, uma boa leitura.
Se quiserem saber mais em relação ao Danças na Floresta: Crítica - Danças na Floresta
Boa Leitura... ;)
6,5/10
André
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Quatro criaturas sinistras
Três presentes mágicos
Dois amantes proibidos
Um sapo enfeitiçado
Atravesse a soleira da Floresta e entre numa terra de magia, audácia, traição e amor."
Boas pessoal.
Como primeiro post de Fevereiro, aqui temos mais um romance de Juliet Marillier, desta vez Danças Malditas, este livro, que eu saiba, só tem mais um livro que o segue, chamado O Segredo de Cibele que será a minha próxima leitura.
Em relação ao livro é uma boa história com um enredo muito bom. Esta foi a segunda vez que li este livro e gostei na mesma.
Uma coisa um bocado aborrecida no livro, e que torna a leitura deveras chata, é a dimensão dos capítulos, eu pessoalmente não gosto de livros que tenham capítulos muito grandes, porque chega a um ponto e estou farto de passar páginas cheias de texto, mas esta é a minha opinião. Se quiserem comprar o livro cliquem no link: Wook
Boa leitura... ;)
7/10
André
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Publicada por
André Alves
à(s)
17:47
Etiquetas:
Editorial Presença,
Páginas Desfolhadas
0
comentários
Para Thomas Ward, o aprendiz do velho Mago do Condado, aproxima-se um Inverno longo, rigoroso e ameaçador. O Mago acaba de anunciar que é altura de deixarem Chipenden e irem para a sua casa de Inverno em Anglezarke. Como se não bastasse o mestre ter deixado bem claro que Alice, a irreverente rapariga de sapatos pontiagudos, não pode ir com eles, Tom é ainda avisado de que em Anglezarke é um lugar sinistro e sombrio, onde duras provações o aguardam. Contudo, nada poderia ter preparado o jovem aprendiz para aquilo que vai encontrar. À medida que o Inverno prossegue, Tom vem a descobrir segredos acerca do velho Mago e de um passado que parece decidido a revisitá-lo. Quem é a figura encapuzada que aparentemente tem estado a vigiá-los? Que terríveis demónios estão aprisionados nas profundezas da cave? E poderá a resposta a estas perguntas pô-los em perigo? As Crónicas de Wardstonesão já consideradas um novo clássico da literatura fantástica e este novo volume promete trazer-lhes revelações inéditas."
Boas pessoal.
Por fim, o último livro d'As Crónicas de Wardstone, publicado em Portugal. As editoras deviam continuar a publicar o seguimento, visto que os leitores ao lerem os 3 primeiros vão querer ler os outros 4 ou mais, mas enfim.
Continuando, em relação a este livro, acho que houve uma ligeira mudança da forma de escrita do autor. Em comparação ao primeiro, ou ao segundo, acho que falta algo. Não que o livro esteja mau, porque não está, pelo contrário, acho que está bom, mas falta o suspanse que ele causava.
E essa é a grande crítica que coloco aqui no livro, é que aquela escrita que mantinha os leitores sem respirar ou de olhos pregados ao livro desapareceu, ou então não se nota tanto. Isso diminui um bocado o entusiasmo.
Em compensação, o livro tem dois conflitos em simultâneo, o que é bastante bom, nunca deixando de haver surpresas.
Se quiserem ver a crítica aos livros anteriores cliquem: Crítica - A Maldição do Mago
Boa Leitura... ;)
6,5/10
André
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Publicada por
André Alves
à(s)
21:22
Etiquetas:
Editorial Presença,
Páginas Desfolhadas
0
comentários
"Aviso: Não deve ser lido depois de escurecer.
O segundo volume das Crónicas de Wardstone é a continuação da história do jovem Thomas Ward, o aprendiz do velho Mago do Condado. Agora Thomas já quase domina o seu ofício, até prende dentro de um poço o seu primeiro demónio, mas tempos difíceis se avizinham... Thomas vai ver-se perante um terrível dilema, abandonar uma batalha que está muito acima das suas forças e dos seus conhecimentos ou salvar os seus amigos que foram condenados pelo Inquisidor-Mor a morrer na fogueira e, mais difícil ainda - fazer aquilo que o próprio Mago não conseguiu: pôr fim à nefasta influência de um espírito das trevas que personifica o próprio Mal - o Destruidor. Porém Thomas aprendeu a lidar com o medo e a sua dedicação aos seus amigos é total. Além disso vai ter ao seu lado Alice, a pequena feiticeira dos sapatos bicudos e sua grande amiga! Será que juntos conseguirão? Pode afirmar-se que As Crónicas de Wardstone são já um novo clássico da literatura juvenil e do género fantástico pelo entusiástico acolhimento que têm tido à escala mundial."
Boas pessoal...
Aqui está o segundo, e penúltimo, volume publicado em Portugal d'As Crónicas de Wardstone. Já reparei que há por aí muitos enganos acerca das capas do 2º e do 3º volume, mas esta que aqui está é que é a capa do segundo volume, certificado por mim, que li o livro.
Então acerca do livro, preferi este ao primeiro. Achei que este tem muito mais material inesperado em comparação ao outro.
A capacidade de escrita de situações thriller e suspanse continua presente aqui, embora um pouco diferente, talvez devido também ao espaço onde se passa esta história.
Como referi anteriormente este volume tem muito mais "surpresas" e reviravoltas à história, mas não em exagero para que a leitura não se torne aborrecida.
Se quiserem ver a critíca feita por mim do 1º volume aqui têm: Crítica a O Aprendiz do Mago.Para comprarem o livro cliquem aqui: Wook
Boa Leitura... ;)
7/10
André
domingo, 16 de janeiro de 2011
Publicada por
André Alves
à(s)
16:17
Etiquetas:
Editorial Presença,
Páginas Desfolhadas
0
comentários
"Aviso: Não deve ser lido depois de escurecer.Este é o primeiro livro de ficção de um novo autor, uma história fantástica e assustadora sobre um rapaz de 13 anos, chamado Thomas Ward. Era o sétimo filho de um sétimo filho, e por isso os pais o propuseram como aprendiz do velho Mago que exorcizava fantasmas, dava caça às bruxas e trazia os demónios sob
Depois de uma sinopse destas não há muito que possa referir deste livro. Este é o primeiro duma colecção chamada As Crónicas de Wardstone, com cerca de 7 ou 8 livros, dos quais apenas três estão publicados cá em Portugal, e acho que mais nenhum será lançado (um grande problema das editoras deste país).
Que referir? Bem, acho que realmente o autor faz bem uma descrição, por vezes um pouco assustadora, das situações de thriller e transimte bem a sensação de medo aos leitores, uma boa qualidade.
Bem, não sei que mais referir, a sinopse referiu bastante, é um livro interessante, mas também sem a colecção terminada. Para comprarem o livro basta que cliquem aqui: Wook
6/10
André
Subscrever:
Mensagens (Atom)



