Mostrar mensagens com a etiqueta Booking Through Thursday. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Booking Through Thursday. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Booking Through Thursday - Conteúdo explícito

   Como é que te sentes acerca de detalhes explícitos na tua leitura? Quer seja linguagem, sexo, violência, situações e por aí fora... Incomoda-te? Perturba-te de alguma forma? Ou tu continuas a ler tudo sem sequer te incomodares?

   André: Eu não me importo muito com isso, continuo a ler como se nada fosse. Até acho que as cenas de sexo e violência num livro que seja medieval ou desse género dão mais realidade e coerência à história, porque naquela altura eles nem se deviam importar com a linguagem e muito menos com a vergonha sexual. Em livros que se passam na actualidade, são poucos os que vejo esse tipo de conteúdo, por isso quando vejo chama-me a atenção, mas não me importo nada e continuo a ler.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Booking Through Thursday - Extremos

   Qual foi o teu extremo para conseguires alguma coisa para ler? (Pensa extremos bem como em quilómetros - Aceitando boleia de um estranho até uma livraria distante só para ter o livro novo do teu autor favorito?) Se o teu autor favorito (vivo ou morto) fosse lançar um livro novo amanhã, quão longe irias para conseguir ter uma cópia?

   André: Bem nunca aceitei boleia de estranhos para ir a uma livraria... Mas quanto à última pergunta encaixa bem porque amanhã sai um livro que apesar de nunca ter lido nada do autor sei que escreve bem (foi o co-autor da série Wheel of Time e não houve muitas críticas quando ele assumiu as rédeas dessa colecção, após o autor ter morrido) e estaria prestes a deitar tempo de estudo precioso que me pode ajudar a passar uma cadeira para poder ir comprá-lo, já que parece ser tão fixe assim!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Booking Through Thursday - Tempo

   Se tivesses todo o tempo do mundo, o que lerias?

   André: Tudo. Lia tudo o que pudesse. Se eu mesmo não tendo o tempo que quero, gostava de ler tudo, se o tivesse cumpria esse objectivo. (Quer dizer, talvez não lesse tudo, podia deixar de parte os livros de auto-ajuda e coisas do género. Mas toda a fantasia e romances e policiais e todos os géneros seriam lidos por mim.) Tanto os grandes clássicos como as novidades mais estrondosas. TUDO.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Booking Through Thursday - Enredo ou Personagens?

   Qual é que é mais importante quando lês - a história em si ou as personagens? Eu li livros com grandes enredos, mas personagens bi-dimensionais, e li personagens com imensas camadas emocionais dentro de histórias simples, e eu tenho a certeza que tu também. Por isso qual é que gostas de te focar mais, se não pudesses ter os dois?

   André: Escolheria o enredo, para mim é mais isso que me faz agarrar o livro do que propriamente as personagens. É claro que se elas não estiverem bem caracterizadas é um desastre completo, mas o enredo tem sempre vantagem nesse aspecto.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Booking Through Thursday - Favorito?

   Tens um livro favorito? O que é que dizes quando as pessoas te perguntam isso? (Esta pergunta confunde-me sempre porque como é que consegues escolher apenas um, por isso estou ansioso por ouvir o que as pessoas têm a dizer.)
   E, o teu livro favorito mudou ao longo dos anos?

   André: Vou começar por responder à segunda pergunta, respondo sempre da mesma forma "não, não tenho apenas um livro favorito, não consigo escolher UM de entre tantos. Tenho sempre uma mão-cheia de livros que são um máximo para mim, mas não consigo escolher um entre eles. Seria como escolher um filho favorito.". Assim a primeira pergunta fica respondida também.
   Quanto à última pergunta, posso é afirmar que o género de livros favorito mudou ligeiramente ao longo dos anos, apesar de continuarem a ser meus favoritos, nota-se que são um pouco diferentes uns dos outros.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Booking Through Thursday - Remarcações

   O preço de um livro afecta a tua decisão de comprá-lo ou não? Esperas por edições mais baratas dos livros que queres?

   André: Depende das situações, normalmente não compro livros que não seja por promoções como a Feira do Livro de Lisboa ou mesmo promoções que aparecem na internet. Porque sim muitas vezes os livros são demasiado caros para comprá-los nas quantidades que compro aos preços que são, mais vale esperar por alguma promoção bestial que aparecem sempre.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Booking Through Thursday - Marcas

   Tu escreves nos teus livros? Realças? Tomas notas? Ou tu gostas de manter as tuas cópias o mais incólume possível?

   André: Para mim seria impensável escrever num livro ou tomar notas nas páginas de um. Seria quase um sacrilégio, uma profanação! Não, estou a brincar não sou assim tão extremista, mas para mim os livros têm de permancer limpinhos e bonitinhos para toda a eternidade, nada de marcá-los para o resto das suas vidas! :P

quinta-feira, 27 de março de 2014

Booking Through Thursday - Porquê ler

   Porque é que TU lês ficção?

André: Esta pergunta é bastante simples de responder. Adoro ler ficção porque é algo transcendente à realidade, algo que apenas nos nossos sonhos podemos viver, é como se pudessemos sonhar para além do tempo em que dormimos, sonhamos enquanto lemos. A realidade é má, violenta ou sádica o suficiente ao vivê-la, não preciso de ler mais coisas sobre esses mesmos assuntos para entender melhor. O tempo é melhor aproveitado a ler coisas que só certas pessoas conseguiram imaginar e agora divulgam a todos.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Booking Through Thursday - Mudanças de Re-leitura

   Eu já perguntei antes se tu relês os teus livros (sente-te livre para recapitular) mas agora eu quero saber se esse hábito mudou? Tu, por exemplo, relias mais quando eras criança e o teu acesso a novos livros foi limitado por quantas vezes tu conseguias convencer a tua mãe a levar-te à biblioteca? A economia afetou o teu acesso portanto és forçado a reler mais agora? Cresceste a olhar para livros antigos como antigos amigos e então sentes-te feliz por dispender algum tempo com eles em vez de avançar para a próxima novidade?
   E, só para deixar algo para pensares, aqui vai um post dum blogue interessantíssimo acerca disto mesmo:
   " This week, I’ve been doing something I never, ever, ever, ever do. Or at least not since I was kid, when I did it all the time because I didn’t think I’d ever run out of time and there seemed to be a limited number of books. I’ve been re-reading a favorite novel of 2013."

   André: É verdade que relia muito mais quando era criança, mesmo pelo motivo de não conseguir convencer os meus pais a comprarem-me um outro livro e portanto os que tinha era os que podia ler. Mas só relia os livros que adorava absolutamente como era o caso do Eragon que li umas 4 vezes.
   Actualmente releio muito poucos livros, só quando quero recordar uma história porque os detalhes já não estão muito bons na minha mente. O número de livros é astronómicamente alto e o tempo microscopicamente pequeno.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Booking Through Thursday - Estar Preparado

   Outra questão levantada pelo post da semana passada do blogue do autor de literatura juvenil A.S. King que tocou na censura nos livros de jovens adultos:
   "If there really is [an ideal] town like this in America, I am happy about that. Really truly happy. But are your teenagers going to stay in that town forever? Don’t you want them to go to college? Or go out in the world and do stuff? And don’t you want them to be prepared for all of these real things that happen all the time in real life? Don’t you want them to know that they will make mistakes? Don’t you want them to learn how to make smarter mistakes?
   Fiction can help. I write my books for one reason, whether they are for adults or teens. I write to make readers think. I write to widen perspective. I write to make readers ask questions and then answer the questions or start conversations. And I write sometimes to give voice to the throwaways, of which our society has many, but we usually hide them because we are still uncomfortable with what we see as our own mistakes. Make sure you say that in a whisper. Throwaways."
    E então... isto aqui basicamente explica exactamente porque é que eu gosto tanto de ler. Sim, é engraçado e entretido e divertido, e essas coisas todas, mas em última análise, ENSINA-ME coisas. Aumenta os meus horizontes e faz-me olhar para ideias e pessoas e a vida em geral de formas novas e interessantes. Não é isso que ler e a arte em geral é SUPOSTO fazer? Como te sentes acerca disto? Concordas? Discordas? Discute!

   André:  Sim acho que a leitura muitas vezes me diverte e tudo à volta disso mas também tem o extra de me ensinar coisas ou pelo menos dar a conhecer novas perspectivas o que é extremamente bom, não só nos divertimos a ler como aprendemos e crescemos com isso! A ficção serve muito bem nesse aspecto, diverte o leitor e ao mesmo tempo instrui sobre outro assunto qualquer de forma a que não seja tão aborrecido. É simplesmente fantástico!

quinta-feira, 6 de março de 2014

Booking Through Thursday - Censura Juvenil

   Eu li um post de um blogue interessante do autor de literatura juvenil A.S. King que me tocou no tema de censura - especialmente no que toca a censura juvenil.
   Aqui está um excerto, mas a sério, deviam ler todo o texto porque é fascinante: (decidi colocar aqui o texto em inglês para maior "impacto" que se calhar se perderia na tradução)
     "I don’t know about you, but quiet censorship freaks me out. It’s the censorship that’s spoken over tea, over lunch, at random times when we are not prepared to answer because we are caught so off-guard that we really only think about what was said on the plane home. Last year I was asked to be on a censorship panel as an “expert.” I had to reply and say I was not an expert at official challenges. So far, my books haven’t had an official challenge as far as I know. Instead, I get embarrassed looks from dedicated librarians who whisper, “My principal won’t let me have that one in the stacks.” I have quiet un-invitations. I have quiet conversations with saddened teachers who tell me that a colleague said, “But you’re not going to actually give that book to students, are you?” I get quiet letters from devoted teachers who apologize for not being able to share my book with a student who needs it because of a fear of losing their job. Ah quiet. It is usually an indication that something really important is being withheld. Like the way we whisper cancer."
   Eu acho que a maior parte de nós é provavelmente contra a censura, por princípio, mas... Achas que deveria depender na idade impressionável dos leitores? Ou é sempre errado? Então quanto às diferenças entre uma censura "oficial" dada por um governo ou uma escola e a censura posta por um pai a dizer Não a um livro específico para os seus filhos?

   André: Eu acho que a censura, especialmente nos livros não deveria existir, eu li livros que supostamente eram aconselhados a idades superiores a 18 anos com 13 e nada me fez mal. Não houve nenhum bicho-papão a comer-me. E estou bem de saúde psicológica (acho). O único tipo de censura que talvez aceite um pouco seria o dado pelos pais, no fundo a maior parte deles sabe o melhor para os filhos, mas mesmo assim, há vezes que o que os pais pensam que determinada leitura é melhor para os filhos, e depois pode não ser realmente o melhor. Todos os outros tipos de censura são ideias com as quais não concordo. Aliás o que são livros se não pedaços de conhecimento (inclusive os de fantasia)? Seria negar um pedaço do conhecimento a uma pessoa só porque sim.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Booking Through Thursday - Fanfiction

   O que pensas de fanfiction? No geral - pensas que é algo divertido ou uma invasão no mundo do autor/produtor? E, claro, específicos autores têm opiniões firmes e diferentes acerca disto, no entanto está a ficar mais popular e comum conforme o tempo passa. Tu escreves ou lês alguma coisa?

   André: Acho que depende da qualidade do fanfiction, se não quebrar muitas "regras" relativas àquele mundo escrito talvez seja algo que se deva aproveitar e ler, no entanto se for algo que raza o idiota então nem vale a pena tentar. Mas sim por vezes tento ler algo mais, para experimentar novas coisas.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Booking Through Thursday - Dia de Neve

   Para a maior parte da Costa Este, pelo menos, está um dia invernal, dia de neve, por isso... Como é que gostas de passar os teus dias de neve? Sente-te à vontade para passar à frente das coisas obrigatórias como escavar, a não ser que gostes disso! Nós estamos a falar das ideais, maneiras de passar um dia de neve.
   Para aqueles de vocês que vivem em locais onde os dias de neve simplesmente não acontecem?  Sintam-se livres para substituir "neve" por "chuva" e pensem naqueles dias em que só querem aconchegar-se onde está seco e agradável.

   André: Bem naqueles dias em que só apetece ficar em casa e aconchegar, passo muito do tempo a ler, mas faço também outras coisas como escrever ou ver séries. Mas decididamente esse tipo de dias é uma mais valia para a minha leitura, que avança bem.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Booking Through Thursday - Melhor Parte

   O que é aquilo que tu gostas mais na leitura? O que é que tu amas?

   André: O facto de poder viajar, sem sair do mesmo sítio. Quando as histórias são muito boas, a escrita envolvente e as personagens realistas, é como se fizessemos parte daquele mundo e por minutos ou horas de leitura, nós fazemos parte daquilo e podes saborear aquela pitada de magia, que é o meu caso, quando um livro é tão espectacular que quando o acabo é um momento agridoce, por saber o final da história mas por não poder ler mais nada dela. Mas vale sempre a pena lê-lo.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Booking Through Thursday - Multi-funções

   Fazes outras coisas enquanto lês? Vês TV? Cozinhas? Lavas os dentes? Costuras? (Fica registado que eu sou culpada de todas as acima)
   Ou é uma pergunta mais rápida de se perguntar quando é que NÃO lês? (Por favor diz-me que não lês enquanto conduzes)

   André: Por acaso quando leio não costumo fazer muitas outras coisas, já aconteceu ouvir música e ler, mas isso não é nada de mais. Se é para ler é para ler, não é para tar a fazer outras coisas ao mesmo tempo, se não lá se vai a minha imaginação completa para a história :P
  

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Booking Through Thursday - Odiado

   Se houvesse um livro que tu poderias fazer com que mais ninguém o lesse... Qual seria? E porquê?

   André: Primeiro acho que nunca faria tal coisa, eu posso não ter gostado de certos livros como Limite ou Espíritos das Luzes mas daí a fazer com que mais ninguém os lesse... O lixo de uns é o tesouro de outros. Eu odiei estes dois livros, até porque foram das leituras que mais me custaram a avançar, o primeiro pela imensidão que tinha e o segundo pela história e contexto aborrecidos, mas aposto que deve haver aí gente que adorou. Cada qual com a sua não é?

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Booking Through Thursday - Igualdade

   Tirando todas as outras coisas (qualidade da escrita, história, etc), qual é que preferirias ler?
1. Algo escrito por um homem ou por uma mulher?
2. Algo com um protagonista masculino ou feminino?
3. Algo engraçado ou trágico?
4. Algo pequeno ou alguma coisa grande com muitas partes?
5. Algo simples ou alguma coisa complexa?

   André: Algumas destas perguntas são difíceis porque não tenho propriamente preferências, mas vou tentar:
 1. Não tenho grande preferência aqui, mas como a maior parte dos livros que simplesmente amei foram escritos por homens, acho que escolheria algo escrito pelo sexo masculino;
 2. Pelas mesmas razões de cima, escolheria algo que tivesse um protagonista masculino;
 3. Prefiro sempre algo mais trágico e surpreendente do que simplesmente engraçado;
 4. De preferência algo com muitas partes, desde que não comecem a enrolar a história;
 5. Complexo, definitivamente, algo que me faça pensar e questionar e surpreender quando não me lembrar de alguma coisa e essa mesma coisa acontecer.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Booking Through Thursday - Menos Favorito

   Então... O outro lado da moeda da semana passada:
   "Qual foi o teu livro MENOS favorito do último ano? O mais desapontante?"

   André: Deste último ano só houve dois, que por acaso encaixam perfeitamente nas perguntas, para a primeira pergunta foi este: Crítica - Espíritos das Luzes . Para a segunda pergunta, na categoria de mais desapontante, foi o seguinte: Crítica - Tratado das Fadas

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Booking Through Thursday - Novo Ano 2014

   Feliz Ano Novo a toda a gente! Aparentemente o organizador não gostou dos post's que tinha preparados para o mês de Dezembro, por isso vamos ter de começar de novo para este ano.
   Apesar de ser sempre bom olhar para trás para sabermos onde estivemos, a primeira questão do ano é uma velha mas boa:
   "Quais foram os teus livros favoritos do último ano?"

   André: Hmmm quais foram os favoritos neste último ano? Bem dos 86 que li, houve apenas oito que acho que foram leituras espectaculares das quais vou deixar aqui alguns links para verem: Crítica - Cloud Atlas , Crítica - The Great Hunt, Crítica - Windhaven, Crítica - A Corte dos Traidores, Crítica - Acheron, Crítica - Death Note vol.4 - Love, Crítica - Diário de Uma Mãe e Crítica - O Punhal do Soberano. Esperemos que este ano traga ainda mais leituras espectaculares que fiquem entre os 9 e os 10 pontos aqui no blogue.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Booking Through Thursday - Músicas de Natal

   Tens algum equivalente literário das músicas de natal para colocar-te no humor da época natalícia? Algum livro que faças questão de ler nesta altura do ano?

   André: Eu se calhar até teria alguns livros assim... Se não tivesse uma quantidade enorme de livros para ler como actualmente tenho, para além de que estes livros que estão para ser lidos vão entrando em lista de espera conforme vão chegando, para poder ler todos no seu devido tempo, por isso... Não, para humores natalícios bastam-me as músicas.