quarta-feira, 7 de março de 2018

O Mundo de A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin, Elio M. García, JR. E Linda Antonsson

   "Nesta enciclopédia é apresentada pela primeira vez a História ilustrada e mapeada dos Sete Reinos, com descrições vívidas das batalhas mais épicas, as razões das rivalidades destrutivas e as sementes das rebeliões que conduziram aos eventos descritos no primeiro volume da saga.
   Com a ajuda dos fundadores de Westeros.org, George R. R. Martin molda e estabelece a História e cultura de Westeros e revela os destinos e ambições dos antepassados dos Stark, Targaryen, Lannister e muitos outros. Este é o seu bilhete de entrada para Westeros. Venha descobrir os segredos que sempre quis saber sobre o mundo de A Guerra dos Tronos."

   Boas Leitores!
   E chegámos com um gigantesco tomo aqui no blogue. Não tem muitas páginas, não atinge as 350, mas compensa com o seu tamanho superior ao de uma folha A4. E antes que perguntem, não, não é o próximo livro da saga A Guerra dos Tronos ou Uma Canção de Gelo e Fogo. Esta obra é para aqueles fãs que estão há muito à espera de algo proveniente de Westeros, nem que sejam pequenos biscoitos de informação. Aqueles que gostam de mergulhar no mundo e saber toda a história por detrás, o que levou aos momentos dos livros que leram.
   Mas antes de pisarmos o campo da informação deixem-me primeiro falar sobre as ilustrações. Esta obra está repleta de ilustrações estrondosamente brilhantes. Desde dragões a paisagens, os ilustradores conseguiram dar vida a imensas personagens que só na nossa cabeça tinham um aspecto, e na maioria das vezes esse aspecto foi correspondido se não mesmo melhorado. As ilustrações parecem ganhar vida conforme vamos lendo a informação que está relacionada com ela. Só por estas imagens esta obra valeria a pena ser vista.
   E no entanto, a obra ainda tem outros pontos positivos. A escrita é toda feita não do ponto de vista dos autores e sim de um Meistre do mundo de Westeros, como se estivesse a fazer um compêndio da história do mundo. Essa mesma história poderia ser dividida em dois: toda a história quer sobre povos quer sobre o reino Targaryen até aos eventos do primeiro livro e uma descrição e história de cada reino de Westeros em pormenor, com breves descrições de outras terras.
   A primeira parte agradou-me muito mais, não só perceber como é que o continente tinha sido colonizado como a história da união dos Sete Reinos foi algo que estava muito bem escrito, eventos como a conquista de Aegon ou a Dança dos Dragões (embora este último tivesse partes iguais a um conto que li recentemente de George R. R. Martin). A segunda parte foi muito mais descritiva, e embora interessante houve partes que tinham demasiados detalhes. Em ambas as partes houve momentos onde queria livros e livros de George R. R. Martin que pudessem explorar mais como Yi Ti ou Asshai.
   É definitivamente uma obra para os fãs que queiram mais deste mundo. Não irão ficar desiludidos pois terão imensa informação por onde possam mergulhar e nadar. Não o aconselho a quem nunca tenha lido nada de A Guerra dos Tronos, este não é, de todo, um bom livro por onde começar a introduzir-se, pois terá demasiada complexidade.
   Boas Leituras... ;)
8.5/10

André

0 comentários:

Enviar um comentário

Páginas Comentadas