quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Os Contos de Beedle o Bardo - J. K. Rowling

   "Os contos de Beedle o Bardo oferecem-nos cinco histórias de feitiçaria, cada uma com a sua magia muito própria, que prometem deliciar, divertir e até arrepiar os leitores.
   Cada conto é acompanhado de notas da autoria do Professor Albus Dumbledore, que agradarão tanto a Muggles como a feiticeiros. O Professor reflecte sobre as questões morais levantadas nos contos, ao mesmo tempo que revela pequenos detalhes sobre a vida em Hogwarts.
   Este é um livro mágico, único e intemporal, escrito e ilustrado por J. K. Rowling, autora da famosa série Harry Potter."

   Boas Leitores!
   Mais uma vez aqui estamos, desta vez com uma obra pequeníssima, pouco mais de cem páginas, mas de uma autora famosa por todo o mundo, J. K. Rowling. Não estamos a falar das suas obras policiais nem nada do género, sim, voltamos uma vez mais ao mundo de Harry Potter, com pequenos contos infantis.
   Para quem não conhece, esta obra é uma colectânea de cinco contos infantis, supostamente contados às crianças feiticeiras, entre eles o "Conto dos Três Irmãos" que já apareceu antes na saga Harry Potter. Não é de todo a grande obra da autora, mas com toda a certeza servirá para adoçar os fãs da saga, com pequenos bombons sobre o mundo de Hogwarts.
   Como obra de contos, não há um seguimento de personagens nem um grande enredo de que se possa falar. Há, no entanto, algo que possamos apreciar tendo um background no mundo de Harry Potter: as anotações de Dumbledore. São estas que fazem a ponte entre os contos que lemos e como eles se adaptam ao mundo da feitiçaria, quer na altura que foram escritos, quer na actualidade de Hogwarts.
   Estes contos de carácter infantil trazem com eles sempre uma moral, tal como os contos infantis para Muggles e embora não tenham normalmente princesas a serem salvas por príncipes, conseguiria ver este tipo de histórias a serem contadas a crianças.
   É uma obra que, dentro do género e público-alvo a que é sujeito cumpre os objectivos. Não sendo de todo uma grande obra-prima, como seria de esperar.
   Boas Leituras... ;)
6.5/10
André

0 comentários:

Enviar um comentário

Páginas Comentadas