quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

O Terceiro Desejo - Andrzej Sapkowski

   "O seu nome é Geralt de Rivia. Dizem que é um bruxo e um assassino sem misericórdia que vagueia pelo mundo à caça de monstros e predadores. Mas na verdade vive de acordo com o seu próprio código de conduta. A sua espada serve, em troca de uma recompensa, poderosos reis amaldiçoados, mas também os mais desfavorecidos.
   Ao longo das suas viagens, Geralt encontra todo o tipo de criaturas - algumas saídas da mitologia eslava e dos contos populares dos irmãos Grimm - como vampiros e lobisomens, elfos, quimeras e estriges, trolls e génios que o tentam, satisfazendo todos os seus desejos.
   Mas este é apenas o início das suas aventuras como viajante e feiticeiro que irá desafiar o destino num mundo em que as criaturas de todas as raças coabitam numa paz precária prestes a despedaçar-se..."

   Boas Leitores!
   O primeiro mês do ano já começou e estamos a começar o ano a começar variadas sagas. Esta é uma delas, a saga The Witcher que conta já com três volumes em português e muitos mais na língua original. Para quem jogou o famoso jogo The Witcher 3 tenham em atenção que esta obra não é a total adaptação do jogo. É certo que o jogo utilizou alguns destes contos e incorporou-os na história, mas não seguem a mesma "linha temporal", digamos assim.
   Esta obra tem um formato ligeiramente diferente. É uma obra de contos (até aqui nada de novo) só que todos os contos são sobre a mesma personagem, Geralt de Rivia. É quase como se o leitor apanhasse pequenos vislumbres da sua vida, pequenos episódios das suas aventuras. E parecendo que não, esta é uma forma excelente de se ir conhecendo um protagonista aos poucos e poucos. Dá-nos os pormenores aos poucos, de forma coerente e sem que seja forçado de maneira alguma. Quanto a esta característica tenho de dar o meu aval positivo.
   Agora quanto a enredo. Como disse antes, a obra está dividida em contos, não existe propriamente um enredo à volta deste livro. Temos um conto que é estendido ao longo de todos os outros contos, o que dá uma espécie de continuidade à história, mas nada de muito complexo. Mesmo assim há várias partes dos variados contos que são propositadamente deixadas em aberto, para que possam ser desenvolvidas nos futuros livros. E por outro lado, alguns dos contos souberam demasiado aos irmãos Grimm, a mais uma tentativa de distorcer os contos para ficarem mais sombrios. Mas atenção, não estou a dizer que tenha ficado mal feito, pelo contrário, alguns destes contos estão geniais. Apenas esperava uma novidade por toda a obra em vez de serem apenas alguns dos contos a novidade, talvez este meu problema seja resolvido no próximo volume onde teremos mais contos.
   Com o final desta obra, é certo que o leitor ficará curioso para saber mais sobre as personagens apresentadas, especialmente com o facto de haver várias questões deixadas em aberto. Veremos se o próximo volume conseguirá responder a pelo menos algumas delas.
   Boas Leituras... ;)
7/10

André

0 comentários:

Enviar um comentário

Páginas Comentadas