quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Bakuman Vol.20 - Dreams and Reality - Tsugumi Ohba & Takeshi Obata

   "Average student Moritaka Mashiro enjoys drawing for fun. When his classmate and aspiring writer Akito Takagi discovers his talent, he begs Moritaka to team up with him as a manga-creating duo. But what exactly does it take to make it in the manga-publishing world?
   For ten years, two young men have worked as hard as they possibly could to make their manga dreams come true. Now, as they sit atop the manga world, can the promise made long ago finally be fulfilled?!"

   Hello readers!
   Bem, aqui está, o último volume da maratona que foram os vinte volumes de Bakuman. Com vários altos e baixos, tenho que afirmar que este volume foi uma boa cereja no topo do bolo. Este volume tem os oito capítulos finais desta história.
   Foi de forma surpreendente que os últimos capítulos de Bakuman trouxeram nervosismo e emoção até mim. Mesmo já tendo visto a série animada, e, como tal, saber o que iria acontecer, ler este volume foi como se não soubesse de nada. Não por ser diferente, mas pela maneira como foi desenhado e escrito, o suspense que os autores criam atinge os leitores de maneira certa. Os primeiros capítulos deste volume foram lidos num ápice, a acção do arco não permitia de outra forma, não pelo menos até conseguirmos saber quem sairia vencedora do concurso (mesmo toda a gente sabendo quem é que acabaria por ser a vencedora, o que só demonstra a qualidade de escrita e desenho dos autores). Imagino que num cenário onde leria estes capítulos semanalmente, como eles saíram no Japão, ao ver estes capítulos não teria ideia que a história estaria a acabar, como tal, o resultado seria imprevisível para mim, tal como foi várias vezes ao longo do enredo.
   Como seria de adivinhar, este foi o volume com maior romance, o que em si é uma pena e uma bênção. Uma pena visto que este romance é o catalisador de toda a história, e seria interessante ter um maior input disso ao longo do enredo. Por outro lado, foi uma bênção ter este romance agora para podermos dar um ponto final de forma feliz.
   Quanto à minha opinião overall da saga, acredito que possa ser polarizante. Por um lado é uma série que sabemos desde o início qual será o seu fim, como tal, não haverá surpresas finais, nem mistério. No entanto, o que conta nesta história não é o seu final, mas sim o percurso. Saber as engrenagens da publicação de mangás, e ver jovens a concretizar os seus sonhos, é disso que esta saga se trata, e quanto a esses objectivos, posso dizer que foram cumpridos. O último volume fez questão de nos dar a cereja no topo do bolo que fomos vendo a ser cozinhado ao longo de todo este tempo.
   Caso queiram saber da minha opinião aos outros volumes, porque nem todos foram bons, foi uma viagem de altos e baixos, basta seguirem os links: Crítica - Bakuman Vol.19 - Decision and Delight
   Boas Leituras... ;)
9/10

André

0 comentários:

Enviar um comentário

Páginas Comentadas