sábado, 27 de maio de 2017

Bakuman vol.18 - Margins and Hell - Tsugumi Ohba & Takeshi Obata

   "Average student Moritaka Mashiro enjoys drawing for fun. When his classmate and aspiring writer Akito Takagi discovers his talent, he begs Moritaka to team up with him as a manga-creating duo. But what exactly does it take to make it in the manga-publishing world? 
   Moritaka and Akito complete their new story, Reversi, and hope it will finally lead to their getting an anime. But standing in their way is Eiji Nizuma with his new story, Zombie Gun. This intense head-to-head battle may have ramifications for the entire manga industry!"

   Boas Leitores...
   Antepenúltimo volume. Décimo oitavo dos vinte que já sigo há bastante tempo. E no entanto, não parece que está para terminar nos próximos dois volumes.
   Quer dizer, por um lado o enredo está a avançar bem, a um ritmo estável, mas quando o leitor pensa "realmente, é desta que vai ser, eles vão conseguir" um contratempo aparece e dá a sensação que vai prolongar até mais não. E esta não me parece a melhor altura para empatar, visto que faltam apenas 2 volumes, se eles empatam então depois vai ser a correria para conseguirem acabar de uma forma coerente.
   E isto sem focar no romance, que mais uma vez não aparece nada quanto aos protagonistas. Houve romance, sim, mas foi em personagens secundárias que já prometiam há dez volumes atrás, quase. Como se os autores quisessem introduzir algum romance, mas não conseguem dar o romance principal porque o enredo não deixa, então foi essa a solução deles.
   Nos pontos positivos tenho de referir a emoção transmitida na história, ainda para mais quando começa a aproximar-se do fim e tudo parece iminente. Agarra os leitores firmemente e não os deixa descansar entre páginas. Claro que a arte e a maneira como os diálogos são feitos é tudo pequenos pormenores que ajudam, e delineados muito bem!
   Foi um volume bem melhor que o anterior, vendo agora, mas mesmo assim ainda havia muito por onde poderiam ter melhorado. Vamos ver como estará o próximo, visto que será o penúltimo, e como espero que no último seja o grande troço do romance da saga, o décimo nono volume terá de explicar 50% do resto da história. Caso queiram saber do volume anterior, basta seguirem o link: Crítica - Bakuman vol.17 - One-Shot Deal and Complete Story
   Boas Leituras... ;)
7.5/10

André

0 comentários:

Enviar um comentário

Páginas Comentadas