quinta-feira, 10 de março de 2016

Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas - Vários Autores

   "Publicado pela primeira vez em 1915, durante a I Grande Guerra, o Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas foi durante trinta anos difundido a médicos de todo o mundo em folhas de carbono ou fotocópias. O trabalho do Dr. Lambshead inspirou génios clínicos de todo o mundo, e Portugal não foi excepção, encontrando no Dr. Anófeles Calamar Trindade e no seu Compêndio de Doenças Notáveis e Invulgares uma referência incontornável.
   Por ocasião da primeira edição portuguesa do Almanaque, foi o próprio Dr. Lambshead, agora com mais de cem anos de idade, que decidiu confiar a edição às mãos capazes, se bem que ainda jovens, do Dr. João Seixas. É a ele que coube a tarefa de reunir novas descobertas propostas por um formidável leque de eminentes especialistas médicos portuguqeses, seguindo na peugada do grande pioneiro clínico Dr. Anófeles Calamar Trindade. Pela primeira vez, as suas descobertas são apresentadas num volume único e insubstituível, onde se juntam ao trabalho de colegas norte-americanos e britânicos de grande reputação como o Dr. Alan Moore, Dr. Neil Gaiman, Dr. Jeff Vandermeer ou o Dr. China Miéville, entre muitos outros."

   Olá leitores!
   Espero que as vossas leituras estejam bem melhores e rápidas que as minhas. Ultimamente não tem sido das mais eficientes. E a culpa não é do livro, que até nem era mau de todo. Esta obra é um livro isolado, sem qualquer prequela ou sequela, nem faria sentido ter.
   Porquê? Porque esta obra é um compêndio em que cada autor escreveu sobre uma doença excêntrica ou desacreditada e inventou com isso um resumo da sua vida como doutor. Cada doença tinha normalmente associado uma história, sintomas e cura. Pode parecer uma obra um pouco simples, mas na minha opinião é preciso alguma imaginação para conseguir-se inventar doenças como algumas das descritas aqui.
   Fiquei ainda mais espantado e orgulhoso de certa forma quando percebi que gostava muito mais das doenças escritas pelos autores portugueses convidados do que muitas das doenças que autores mais famosos escreveram, apesar de uma das minhas preferidas ter sido a doença escrita pelo Dr. China Miéville.
   Como se não bastassem as doenças e os resumos de vida, há também uma secção só sobre as várias "edições" do almanaque, com doenças principais nessa edição que podem ou não já ter sido desacreditadas. As experiências de vários doutores com o Dr. Thackery e a forma como o conheceram foi também muito bem conseguido.
   Apesar disso, não considero esta obra uma grande obra-prima, foi uma ideia inteligente e engraçada, mas que não passa muito disso, não tem enredo, personagens (ou podemos considerar o Dr. Thackery como uma personagem transversal a toda a obra mas que não é muito desenvolvida, como poderia ter sido na minha opinião). Tem boas ilustrações ao longo de todo o livro, que às vezes retratam bem a doença em questão, outras são só um pouco ao lado ou aleatórias.
   É uma obra que podem ler e orgulhar-se principalmente dos autores de língua portuguesa que colaboraram com algumas das suas doenças. É também uma boa obra para fazer a imaginação trabalhar sempre que for precisa.
   Boas Leituras... ;)
7/10

André

0 comentários:

Enviar um comentário

Páginas Comentadas