terça-feira, 16 de junho de 2015

Diga Adeus aos Mitos! - Aaron E. Carroll & Rachel C. Vreeman

   "Admita-o: tem mais acesso a informação médica do que nunca e, mesmo assim, ainda se deixa levar por crenças relacionadas com o seu corpo e a sua saúde que são totalmente erradas! Diga Adeus aos Mitos! desconstrói essas ideias preconcebidas e mostra-lhe a realidade tal como ela é. Conheça a verdade sobre estes (e muitos outros!) factos:
   Deve-se beber no mínimo oito copos de água por dia
   Não se deve acordar um sonâmbulo
   Por cada cabelo branco que se arranca, nascem dois."

   Boas leitores...
   Não se passou muito tempo desde a última vez que cá estive, mas isso é porque este livro para além de ser de fácil leitura é bem pequeno (não chega a 200 páginas). É um livro isolado como devem calcular e sinceramente não é algo que compraria. Foi-me oferecido como podem deduzir.
   Apesar de pensar que seria mais um livro escrito por não sei quem só a dar a explicação para este ou aquele mito estar errado esta obra enganou-me um pouco no bom sentido.
   Não só os autores davam explicações plausíveis e cientificamente corretas, como também referiam os estudos que haviam sido feitos naquela temática e se os estudos eram coerentes uns com os outros. Muitas outras vezes diziam também se os estudos tinham demonstrado uma causalidade ou uma associação, coisas ligeiramente diferentes, mas que as pessoas tendem a ignorar, tal como a significância estatística, também referida aqui neste livro.
   Para quem não entendeu algumas das palavras que aqui disse, também pode ler o livro, os autores tiveram o cuidado de escrever um glossário onde podem consultar as palavras mais difíceis para poderem entender o seu significado.
   E para aqueles mais curiosos, os estudos são também referidos no final do livro, se quiserem ver os estudos em si.
   É um livro mais ou menos, nada de grandioso, como se podia esperar, mas até nem está tão mau como alguns que já li deste género.
   Boas Leituras... ;)
6/10

André

0 comentários:

Enviar um comentário

Páginas Comentadas