sábado, 24 de janeiro de 2015

Bakuman vol.5 - Yearbook and Photobook - Tsugumi Ohba & Takeshi Obata

   "Is becoming a successful manga artist an achievable dream or just one big gamble?
   Average student Moritaka Mashiro enjoys drawing for fun. When his classmate and aspiring writer Akito Takagi discovers his talent, he begs Moritaka to team up with him as a manga-creating duo. But what exactly does it take to make it in the manga-publishing world?
   Big changes are in store now that Moritaka and Akito have their very own series in Shonen Jump. Hanging out with their favorite manga creators, hiring assistants, keeping track of the weekly reader surveys - life as a professional manga artist is tough! Can these two survive the pressure?"

   Hello readers!!
   Aqui está outro mangá, o quinto da colecção Bakuman. É a segunda colecção que inicio de mangás e não me desilude até agora.
   Tal como todas as colecções longas (e às vezes até acontece com as curtas também) tem os seus altos e baixos, mas se conseguir manter-se num bom nível e por vezes melhorar acho que é uma série de sucesso.
   As minhas expectativas no volume anterior eram grandes, esperava que este tivesse tantos momentos espectaculares como o outro ou que conseguisse de alguma forma manter a expectativa no ar. De certa forma conseguiu, de outra nem tanto.
   O entusiasmo da seriação e as pontuações dos questionários dos leitores são pormenores que estão sempre presentes neste mangá e que trazem quer felicidade quer angústia às personagens e aos leitores. Saber se um capítulo fictício fica com uma pontuação mais alta ou mais baixa que outros é como se estivéssemos a ver algo criado por nós a ser avaliado.
   A parte negativa foi menor e reteve-se mais à estética do que a outra coisa. Houve várias páginas que estavam repletas de falas com imenso texto, e onde a imagem central era quase inexistente. Se fosse falas de uma única personagem talvez fosse mais compreensível, agora numa onde há uma certa profusão de pessoas os diversos balões podem tornar-se confusos para quem lê.
   Não sei se referi alguma vez este pormenor mas nesta colecção muitas vezes há referências a outros mangás como One Piece, Death Note entre outras, e neste houve até várias referências às diversas revistas da Jump, é sempre engraçado esse tipo de pormenores.
   Não tendo mais nada a falar, acho que o próximo volume vai aumentar o suspanse pelo que me lembro do anime, mas até lá, toca a ler mais livros! Se quiserem ver a opinião do volume anterior basta clicarem aqui: Crítica - Bakuman vol.4 - Phone Call and The Night Before
   Boa Leitura... ;)
6.5/10

André

1 comentários:

Pedro Taveira disse...

Segui :)
Deixo aqui o meu primeiro passatempo caso queiras participar :)
http://diasporadossentidos.blogspot.com/2015/01/1-sorteio-diaspora-dos-sentidos-o-velho.html

Enviar um comentário

Páginas Comentadas