domingo, 30 de junho de 2013

Windhaven - George R. R. Martin & Lisa Tuttle

   "George R. R. Martin, mundialmente famoso pela saga épica de A Guerra dos Tronos, alia-se a Lisa Tuttle na criação do mundo de Windhaven, um planeta que se tornou o refúgio dos humanos após um desastre espacial. Constituído por pequenas ilhas, clima impiedoso e mares infestados de monstros, Windhaven é uma terra que tem tanto de sonho como de pesadelo.
   Ao descobrirem neste novo planeta a habilidade de voar com asas de metal, os voadores de asas prateadas tornam-se a elite e levam a todo o lado notícias, canções e histórias. Atravessam oceanos, enfrentam as tempestades e são heróis lendários que enfrentam a morte a cada golpe traiçoeiro do vento.
   Maris de Amberly, filha de um pescador, foi criada por um voador e nada mais deseja do que conquistar os céus de Windhaven. A sua ambição é tão forte que a jovem desafia a tradição para se juntar à elite. Mas cedo irá descobrir que nem todos os voadores estão dispostos a aceitá-la e terá de lutar e arriscar a vida pelo seu sonho. Conseguirá Maris vencer ou tornar-se-á uma testemunha do fim de Windhaven?"

   Olá leitores...
   Aqui estou eu com uma crítica fresquinha neste verão impiedoso. Mais um livro de um dos melhores escritores de sempre. Mas, desta vez o livro não pertence a nenhuma colecção, é um livro "solto", felizmente, que já tenho demasiadas colecções inacabadas.
   Quanto ao livro tenho a dizer que foi uma excelente escolha juntar estes dois escritores, não conhecia a autora Lisa Tuttle, mas a obra que criaram em conjunto é magnífica.
   O livro é do mesmo calibre que a famosa colecção de A Guerra dos Tronos, consegue ter a mesma intensidade e estrondo que os outros livros. Não só pela escrita, que é constantemente envolvente, e é feita com perspectiva numa só personagem, ao contrário da outra colecção de George R. R. Martin, mas também pelo facto do livro quase conseguir entranhar todas aquelas sensações e emoções de voar e ser livre daquela maneira ao leitor.
   E tal como consegue passar esse tipo de sensações passa todas as outras como a tristeza e o desespero das personagens. Foi inclusivé dos pouquíssimos livros com que sonhei quando me fui deitar depois de ler, não parava de pensar naquela história.
   O fim foi um pouco inesperado apesar de não ser muito surpreendente. Foi um bom final digamos assim.
   É um livro que aconselho a todos, se quiserem comprá-lo podem fazê-lo aqui: Wook
   Boa Leitura... ;)
9/10

André

0 comentários:

Enviar um comentário

Páginas Comentadas