quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Os Leões de Al-Rassan - Guy Gavriel Kay

   "Inspirado na História da Península Ibérica, Os Leões de Al-Rassan é uma épica e comovente história sobre amor, lealdades divididas e aquilo que acontece aos homens e mulheres quando crenças apaixonadas conspiram para refazer - ou destruir - o mundo.
   Lar de três culturas muito diferentes, Al-Rassan é uma terra de beleza sedutora e história violenta. A paz entre Jaditas, Asharitas e Kindates é precária e frágil, mas é precisamente a sombra que separa os povos que acaba por unir três personagens extraordinárias: o orgulhoso Ammar ibn Khairan - poeta, diplomata e soldado, o corajoso Rodrigo Belmonte - famoso líder militar, e a bela e sensual Jehane bet Ishak - física brilhante. Três figuras cuja vida se irá cruzar devido a uma série de eventos marcantes que levam Al-Rassan ao limiar da guerra."

   Boas pessoal...
   Mais uma vez este mês aqui estou para colocar uma nova crítica, dum livro que não tem seguimento nem livros anteriores nem nada.
   Este livro é especialmente dedicado a Portugal e Espanha visto que é um conto ficcional que é de certa forma uma analogia à História da formação destes países, da luta contra os mouros e por aí fora.
   O certo é que estava um pouco ceptico no início do livro visto que aquilo ia parecer-me mais um livro de história do que ficção, e o início é verdade que não me agradou muito, não por essa razão mas porque a escrita inicial parece que foi feita apenas para o autor. Há demasiadas coisas que não são explicadas e que são naturais daquele mundo. Pequenas coisas como personagens, religiões, posições sociais deviam ser minimamente explicadas para o leitor entender a história do início.
   A sorte foi que mais tarde consegui apanhar o rumo à coisa e entender a história, que para aí a meio é que se torna um pouco interessante. Foi pena que o final da história tenha sido escrito a correr e a saltar meses e meses quando houve imensas partes do livro que foram desnecessárias a meu ver, mas enfim.
   É um livro que para mim está lá no meio, não o posso considerar bom, mas também não é um livro mau. É uma escolha vossa lerem ou não, mas se quiserem comprar o livro façam-no aqui: Wook
   Boa Leitura... ;)
5/10

André

0 comentários:

Enviar um comentário

Páginas Comentadas