quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Booking Through Thursday - Ser um leitor

   "Estava a falar com um colega de trabalho no outro dia, sobre um livro que tinha lido recentemente, e apercebi-me do quão poucas são as pessoas com quem posso fazer isso. No meu dia-a-dia parece que quase ninguém lê nada a não ser uma revista ou um jornal. Só tenho realmente uma única pessoa com quem posso falar verdadeiramente sobre livros... E no entanto, sendo um Leitor com L maiúsculo, não consigo imaginar não ter sempre um livro à mão ou prateleiras cheias deles. Eu estou orgulhoso de ser uma pessoa que não só lê, mas que lê em volume e em variedade. Gosto de ter uma mente exploradora. Gosto de explorar novas ideias. Gosto de seguir uma história intrigante (quanto mais camadas de intriga melhor). Eu AMO ser um leitor e não consigo imaginar não ser um.
   Sou a única pessoa que se sente assim? Pergunto-me quantas pessoas não fazem uma coisa tão essencial à vida? Quem é que se sente triste por ver a quantidade de pessoas que se contentam em passar as vidas sem esticar as asas à imaginação?
   Consegues imaginar-te NÃO sendo um leitor? Como é que isso afecta a tua vida? Tens percepção disso?
   Como é que ser um leitor afecta os teus relacionamentos com todas as pessoas que te olham do outro lado e não conseguem entender como é consegues sentar-te e ler constantemente?
   
   André: Eu tenho sempre imenso orgulho de ser um leitor e como o autor do BTT sou um leitor com L maiúsculo leio não só em quantidade como em variedade, porque sempre me disseram que para conseguir escrever alguma coisa é preciso ter a sensação da escrita de vários estilos e de vários géneros. Sinto-me sempre triste por ver imensa gente que não lê e que não se interessa minimamente por isso, apesar de actualmente ver bastante gente a ler, muito mais do que antes, no comboio ou no metro. Nunca me conseguiria imaginar sem ler, seria uma vida tão aborrecida. É como se tivessemos visto a vida inteira e depois nos tirassem os olhos.
   As minhas relações com as pessoas que não lêem não são muito afectadas visto que todas as pessoas que me conhecem sabem que leio e ponto final não há lugar para discussão, o mais provável e tentar fazer com que essas pessoas leiam também. Pelo menos já consegui isso umas 3 ou 4 vezes, o que me orgulha imenso.

0 comentários:

Enviar um comentário

Páginas Comentadas