sábado, 26 de novembro de 2011

A Divina Comédia - Dante Alighieri

   "Longo poema épico e teológico, A Divina Comédia de Dante Alighieri divide-se em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso.
   Não há uma datação exacta da obra, mas presume-se que terá sido escrita entre 1304 e 1321, ano da morte de Dante.
   A Divina Comédia foi escrita em língua toscana - muito próxima do que hoje se designa por italiano - num registo vulgar, portanto, por oposição ao uso generalizado do latim na escrita culta. Tornou-se assim a obra fundadora da língua italiana moderna. Em Portugal, A Divina Comédia chegou a um universo de leitores alargado através da inexcedível tradução de Vasco Graça Moura. Com oito edições desde a sua primeira publicação, é, no nosso país, um fenómeno de sucesso e popularidade."

   Boas leitores
   Aqui estou eu, para vos dar uma crítica dum livro um tanto ou quanto fora do normal, sim porque este livro não é nada mais, nada menos do que um dos grandes épicos de toda a História, uma obra mundialmente conhecida, atrevo-me a referir que é tão conhecida como A Ilíada, ou ainda como A Odisseia ou possivelmente tão famosa quanto Os Lusíadas.
   Quanto ao livro em si, e à sua história, é bastante elucidativa e instrutiva, eu pessoalmente não sou muito a favor de coisas acerca de Deus e coisas afins, mas sempre quis ler este livro, pelo conceito de haver nove círculos do Inferno e nove círculos do Paraíso, em que cada pessoa encaixava-se num deles. É uma perspectiva engraçada de se ver as coisas.
   No entanto, não é um livro, digamos, fácil, até é bastante desafiador. É de certeza um livro que não se lê em três ou quatro dias, tem que se ler com bastante calma, para se poder absorver cada detalhe de Dante.
   É um livro épico aconselhado àqueles que sempre tiveram curiosidade e podem desfrutá-la agora, já que Vasco Graça Moura pôde traduzi-lo. Ah e já agora os parabéns ao tradutor que teve de certeza um trabalho inimaginável e que o fez esplendidamente. Se quiserem comprar este livro épico basta clicarem aqui: Wook

   Boa Leitura... ;)
7/10

André

0 comentários:

Enviar um comentário

Páginas Comentadas