segunda-feira, 25 de abril de 2011

Felizmente Há Luar! – Luís de Sttau Monteiro

   “Denunciando a injustiça da repressão e das perseguições políticas levadas a cabo pelo Estado Novo, a peça Felizmente Há Luar!, publicada em 1961, no mesmo ano de Angústia para o Jantar, esteve proibida pela censura durante muitos anos. Só em 1978 foi pela primeira vez levada à cena, no Teatro Nacional, numa encenação do próprio Sttau Monteiro.
   Eu sou um homem de teatro concreto, real, de palco. Para mim, o teatro surge quando está no palco, quando estabelece uma relação social, concreta, num povo e num grupo. O livro meramente, ou o texto, tem para mim muito pouco significado, apesar de eu ser um autor teatral. (...) Se vocês são o teatro do futuro, eu sou o do passado. Eu sou um homem para quem só conta o espectáculo.
   Estas são palavras proferidas por Luís de Sttau Monteiro, publicadas em Le théatre sous la contrainte, Actas do Colóquio Internacional realizado em Aix-en-Provence, de 4 a 5 de Dezembro de 1985, publicadas pela Universidade de Provence, em 1988.
   É com esta citação que o Professor José Oliveira Barata, autor de Para Compreender Felizmente Há Luar!, estudo publicado também por Areal Editores, ilustra o facto de o texto dramático constituir apenas o primeiro passo para fomentar, em quem ensina e em quem aprende, o gosto pelo Teatro, entendido como expressão cultural socialmente condividida.”

   Boas pessoal...
   Este livro não estava na mesa de cabeceira até que eu tive de lê-lo e analisá-lo para a escola, por isso aproveitei e pu-lo aqui.
   Então, este livro é feito para teatro, adorei o esquema de leitura, com as várias formas de didascálias de lado a dar várias “dicas” sobre o que se estava a passar.
   Em relação à história em si, achei-a um pouco resumida de mais, a acontecer tudo de repente, talvez isso se deva ao facto de ser feito para teatro e eles não terem muito tempo. Mas, mesmo assim os dois actos que o livro tem têm uma data de simbolismos e representações da sociedade da altura.
   Apesar disto tudo, aposto que se este livro não fosse para a escola, eu nunca o teria lido, tal como muitos outros. Se quiserem comprar o livro comprem-no aqui: Wook

   Boa Leitura... ;)
5,5/10

André

0 comentários:

Enviar um comentário

Páginas Comentadas