segunda-feira, 14 de março de 2011

O Regresso do Rei - J. R. R. Tolkien

   "Eis que chegámos à terceira parte de O Senhor dos Anéis. Assistimos na primeira parte, à descoberta do poder do anel detido por Frodo, o hobbit, como Um Anel que dominava todos os Anéis do Poder. Perseguidos pelo Cavaleiro Negro de Mordor, Frodo e os companheiros passam inumeráveis peripécias na tentativa de salvarem, a todo o custo, o anel e até decidirem separar-se.
   Na segunda parte, As Duas Torres, são-nos descritas as aventuras de cada um dos membros do grupo depois de se terem separado. Surgem os Cavaleiros de Rohan, comandados por Éomer, que cercam os orcs e os destroem. Frodo, que desaparecera, regressa entretanto, mas, depois de grandes aventuras é picado por Shelob, monstruosa guardiã de um desfiladeiro por onde ele pretendia passar, acompanhado de Samwise. Frodo jaz adormecido e o seu corpo é levado pelos orcs.
   Esta terceira parte, O Regresso do Rei, trata das estratégias opostas de Gandalf e Sauron, até ao fim da grande escuridão, que concluirá esta fantástica viagem pelo estranho mundo criado pela vivíssima imaginação de Tolkien."

   Boas Pessoal!
   Antes de mais, desculpem a demora, não têm sido os melhores tempos para ler.
   Começando, o último livro d'O Senhor dos Anéis, é este e também como os outros dois é apresentado por dois volumes, cada um com perspectivas diferentes da história, dum lado a perspectiva "aventureira e bélica" de Aragorn e Gandalf, do outro a perspectiva "aventureira e misteriosa" de Frodo e Sam.
   Desta vez preferi o segundo volume referido ao primeiro, houve coisas no primeiro volume que me soaram "despachadas" sem explicação assim profundo como de costume. Já o segundo foi mais bem descrito e explicado.
   Gostei muito de uma coisa: os últimos capítulos do livro mostram o que aconteceu no futuro e que só por terem derrotado "o mau da fita" não significa que o mal tenha acabado. Para aqueles fans mesmo fans, os vários apêndices do livro são mesmo explicativos em relação à linguagem, escrita, datas.
   Parece mesmo um mundo com tanta explicação. É verdadeiramente um mundo criado por Tolkien.
   Se quiserem ver as críticas dos anteriores: Crítica - As Duas Torres.
   Para comprarem o livro: Wook

   Boa Leitura
7/10

André

0 comentários:

Enviar um comentário

Páginas Comentadas